quinta-feira, 27 de maio de 2010

Direitos humanos para golfinhos e baleias


Segundo especialistas em filosofia, ética e direito, golfinhos e baleias têm inteligência muito similar a dos humanos. Logo, esses animais deveriam ter direito à liberdade e à vida, assim como nós.

No entanto o Japão, a Noruega e a Islândia, países conhecidos por caçarem baleias, protestaram, dizendo que não há evidência de que esses animais possuam inteligência similar à nossa.

Tudo começou porque um estudo da Universidade de Helsinki mostrou que esses grandes mamíferos marinhos conseguem organizar sociedade de forma complexa, similar às sociedades de primatas evoluídos, como os chimpanzés e gorilas.

Outros estudos mostraram que golfinhos conseguem se reconhecer no espelho – habilidade muito rara mesmo entre mamíferos.

Alguns especialistas afirmam que baleias possuem senso de moral, já que seu sonar poderia ser usado como arma – se elas “gritarem” o mais alto que podem, conseguem ensurdecer e atordoar qualquer inimigo -, mas não o fazem.

Caçar esses animais seria eticamente inaceitável, assim como prendê-los em parques aquáticos, já que eles possuiriam um senso de si mesmos e um senso ético, como nós. E você, o que acha? [Reuters]

http://hypescience.com/direitos-humanos-para-golfinhos-e-baleias/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário