sábado, 15 de maio de 2010

Confira o melhor truque de Ilusão de ótica do ano


O sexto Concurso Anual de Ilusões de Ótica conheceu seus vencedores no último dia 10, em Naples, na Flórida (EUA). Trata-se de um concurso que premia os mais criativos truques que enganam o olhar.

Neste ano, o primeiro prêmio foi para um estudante japonês da Universidade de Meiji. Seu truque pode ser conferido no vídeo:

Ele construiu uma estrutura em 3D com 4 pistas que parecem se estender para baixo, partindo de um centro comum. Na imagem, ele solta bolinhas da ponta de cada uma das pistas, e elas parecem subir a rampa e se instalar no topo, como se ignorassem a gravidade. Newton estaria se revirando no túmulo se assistisse ao vídeo.

O segredo são as colunas de sustentação da rampa. Observe: à primeira vista, todas parecem verticais, e a coluna central parece mais alta que as demais. Quando o nosso olho vê a maquete por um outro ângulo, descobre a verdade: as rampas estão na verdade se projetando para baixo, e o ponto central não é mais alto que os demais.

Os demais premiados do concurso podem ser vistos aqui. [New Scientist]

http://hypescience.com/confira-o-melhor-truque-de-ilusao-de-otica-do-ano/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário