A primeira operação em um coração feita através de um robô com controle remoto foi feita na Inglaterra. O sucesso foi tanto que logo será possível que um médico em uma cidade faça uma cirurgia em um paciente que está distante.
O cirurgião, Andre Ng, estava na parte de fora da sala de operações. De acordo com ele, em uma hora o ritmo do coração do paciente já estava normal.
A cirurgia robótica está se tornando cada vez mais comum e pode ser usada em pacientes que sofrem de câncer no ovário, no rim, na bexiga e de doenças coronárias.
A operação inovadora foi feita em um inglês de 70 anos que sofria de arritmia cardíaca. Fios muito finos foram inseridos nas veias do paciente e conduzidos até o coração. Eletrodos nos mesmos fios ajudam o médico a identificar o problema e, através de eletricidade, corrigi-lo.
Mesmo estando fora da mesa de operações, Ng disse se sentir no controle de toda a operação, como se estivesse ali. A inovação promete acabar com a distância entre especialistas e pacientes que necessitem do cuidado deles. [Reuters]
Sem comentários:
Enviar um comentário