terça-feira, 11 de maio de 2010

Mito: ficar sem dormir aumenta seu peso?


Esse é para os insones que estão preocupados com seupeso – para cientistas uma boa noite de sono é tão importante para evitar a obesidade quanto a dieta alimentar e exercícios.

Um estudo publicado em 2005, feito pela National Health and Nutrition Examination Survey, nos Estados Unidos, analisou 8 mil adultos por vários anos. Os resultados foram claros: aqueles que dormiam menos de sete horas por noite possuíam um risco maior de obesidade – e o risco aumentava a cada hora de sono perdida.

Estudos mais recentes foram mais detalhados: cientistas analisaram um pequeno grupo de homens, medindo o quanto de comida ingeriam por 48 horas. Em uma noite, eles dormiram oito horas. Em outra eles dormiram apenas quatro horas, metade da noite de sono anterior.

Depois da noite “mal dormida” os voluntários ingeriram cerca de 500 calorias a mais do que depois de um período de sono ideal. Um outro estudo, da Universidade de Chicago, provou a mesma coisa tanto em homens quanto em mulheres.

Alguns especialistas culpam os hormônios. Uma noite mal dormida aumentaria os níveis de grelina, a substância que controla a nossa fome, e diminui os níveis de leptina, que controla a sensação de saciedade.

Apesar de mais estudo ser necessário, os cientistas advertem: não dormir direito causa fome que, por sua vez, causa o aumento de peso. [NY Times]

http://hypescience.com/mito-ficar-sem-dormir-aumenta-seu-peso/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE