Salvem as baleias! Agora temos mais de um motivo para preservar a espécie. Pesquisas mostraram que as fezes do animal possui grandes quantidades de ferro – substância que está faltando nos oceanos ultimamente e que promove o crescimento de algas marinhas importantes para que o oxigênio do planeta seja produzido.
Pelo menos é nisso que Stepen Nichol acredita. O pesquisador da Unidade Australiana Antártica que encontrou enormes quantidades de ferro em fezes de baleia. Ele afirma que antes da caça de baleia ser comum, o cocô do bicho era responsável por cerca de 13% do total de ferro do oceano.
Estudos anteriores mostraram que o ferro é vital para a vida do oceano – ele é o responsável também pelo crescimento de plâncton, a base alimentar dos animais marinhos. De acordo com Nichol, se adicionarmos mais ferro no oceano poderemos observar crescimento quase instantâneo de plâncton.
O plâncton serve de alimento para o krill (espécie de crustáceo muito pequeno) que, por sua vez, é o alimento das baleias. Então as baleias estariam repondo o ferro novamente para o plâncton, formando um ciclo balanceado.
Os pesquisadores analisaram 27 amostras de fezes e descobriram que as fezes possuem mais ferro 10 milhões de vezes, se comparadas com as águas dos oceanos. [New Scientist]
Sem comentários:
Enviar um comentário