domingo, 2 de maio de 2010

Cérebros, minhocas e chips de computadores são muito parecidos


A expressão “cérebro de minhoca” pode não ser tão fora da realidade assim. Uma pesquisa feita por uma equipe internacional de cientistas descobriu grandes similaridades entre o cérebro humano, o sistema nervoso de uma minhoca e os chips de computadores.

De acordo com Daniela Basset, uma das autoras do estudo, o cérebro sempre foi comparado com um chip de computador pelo fato de processar informação em um espaço físico. No entanto, a expressão sempre foi encarada como uma metáfora.

Os cientistas vindos dos Estados Unidos, Reino Unido e da Alemanha analisaram os princípios quantitativos que formam a organização do cérebro, dos chips de computador e do sistema nervoso das minhocas. Depois disso, eles examinaram como todos os sistemas funcionam em uma espécie de conjunto.

Eles descobriram que os três dividem duas propriedades básicas. Primeiro, o cérebro humano, o sistema nervoso da minhoca e o chip possuem estruturas similares às de uma boneca Russa (aquelas que são guardadas uma dentro da outra) com os mesmos padrões se repetindo em escalas cada vez menores.

Todos os três também mostraram o que é conhecido entre os especialistas como escala Rent – uma regra usada para descrever as relações entre o número de elementos em uma área determinada e o número de elos entre eles.

Essa escala pode esclarecer um processo bem conhecido mas pouco compreendido da relação entre elementos processadores (neurônios, por exemplo) e as conexões entre elas (axônios ou a matéria branca). Além disso as similaridades são justificadas porque representam uma maneira de conectar informações em um espaço físico limitado. Então, da próxima vez que alguém te chamar de “cérebro de minhoca”, você não precisa ficar ofendido. [Science Daily]

http://hypescience.com/cerebros-minhocas-e-chips-de-computadores-sao-muito-parecidos/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE