terça-feira, 4 de maio de 2010

Quando políticos falam os eleitores ouvem apenas o que querem


Neste ano de eleição, uma pesquisa mostra um fato incrível: políticos não precisam falar apenas o que os eleitores querem ouvir, já que os eleitores interpretam tudo o que eles dizem de acordo com suas próprias idéias. Ou seja, os eleitores “filtram” as informações e ouvem apenas o que querem.

Os autores do estudo mostram que é possível que dois grupos com visões diferentes interpretem de forma completamente distinta a mesma informação.

Três grupos de pessoas foram formados (os que se descreviam como democratas, como republicanos e como independentes) e, de forma aleatória, eles receberam o mesmo artigo que falava sobre diabetes (um tema neutro). O artigo dizia que as causas da diabete poderiam ser genéticas, relacionadas a escolhas individuais ou relacionadas ao ambiente social dos doentes.

Os democratas e os independentes concordaram mais com a explicação do ambiente social, enquanto isso não fez diferença para os republicanos.

Os democratas também foram favoráveis à uma dieta restritiva para amenizar os efeitos da diabete, enquanto os outros grupos não.

A conclusão dos especialistas é que importa menos o que os políticos falam do que as interpretações que os eleitores fazem das informações. [Scientific Bloggin]

http://hypescience.com/quando-politicos-falam-os-eleitores-ouvem-apenas-o-que-querem/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário