Neste ano de eleição, uma pesquisa mostra um fato incrível: políticos não precisam falar apenas o que os eleitores querem ouvir, já que os eleitores interpretam tudo o que eles dizem de acordo com suas próprias idéias. Ou seja, os eleitores “filtram” as informações e ouvem apenas o que querem.
Os autores do estudo mostram que é possível que dois grupos com visões diferentes interpretem de forma completamente distinta a mesma informação.
Três grupos de pessoas foram formados (os que se descreviam como democratas, como republicanos e como independentes) e, de forma aleatória, eles receberam o mesmo artigo que falava sobre diabetes (um tema neutro). O artigo dizia que as causas da diabete poderiam ser genéticas, relacionadas a escolhas individuais ou relacionadas ao ambiente social dos doentes.
Os democratas e os independentes concordaram mais com a explicação do ambiente social, enquanto isso não fez diferença para os republicanos.
Os democratas também foram favoráveis à uma dieta restritiva para amenizar os efeitos da diabete, enquanto os outros grupos não.
A conclusão dos especialistas é que importa menos o que os políticos falam do que as interpretações que os eleitores fazem das informações. [Scientific Bloggin]
Sem comentários:
Enviar um comentário