terça-feira, 11 de maio de 2010

Assistir TV é especialmente prejudicial para crianças de até dois anos


Muito já se estudou sobre a influência da televisão na vida das pessoas, e assistir TV em excesso é prejudicial para pessoas de qualquer idade. Pesquisas recentes, contudo, indicam uma faixa etária em que a TV é especialmente danosa: até 2 anos de idade.

O estudo foi conduzido pela Universidade de Montreal, no Canadá. Eles observaram, em crianças de 10 anos, as consequências das horas gastas em frente à TV com dois. Os efeitos são queda no interesse pelas aulas e rendimento escolar, além de decréscimo na quantidade de atividades físicas no cotidiano, inclusive nos finais de semana. O que aumenta são as dificuldades de relação com amigos (o chamado bullying), o consumo de refrigerantes e o IMC (medida de massa corporal que faz uma proporção entre peso e altura).

Deve-se lembrar que o estudo fez uma associação entre as duas idades, mas não há uma prova de relação direta. O início da pesquisa foi a observação de um grupo de criançascanadenses de dois anos de idade, em 1997 e 1998, fase em que computaram o número de horas diárias vendo TV. Quando estas mesmas crianças completaram dez anos, a observação recaiu sobre a escola, no desempenho nas aulas e interação social.

Aos dois anos, a criança está expandindo suas capacidades cerebrais. “É o momento em que os hábitos, o estilo de vida e as relações sociais do ser humano estão se consolidando no cérebro”, afirma uma das pesquisadoras. Segundo ela, é a ocasião de promover atividades que estimulem o intelecto da criança, o que não é o caso da TV. “A televisão é uma atividade passiva, intelectual e fisicamente”. Assistindo televisão, a pessoa recebe imagens e mensagens prontas, o que atrofia a criatividade e imaginação.

A associação médica americana recomenda que não se assista nada de televisão até os dois anos. A partir daí, aconselham os pais a permitir no máximo duas horas por dia.
[Live Science]

http://hypescience.com/assistir-tv-e-especialmente-prejudicial-para-criancas-de-ate-dois-anos/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário