quarta-feira, 12 de maio de 2010

Primeiro transplante total de rosto foi um sucesso


Médicos espanhóis dizem terem conseguido fazer o primeiro transplante total de rosto.

Um homem (seu nome não foi revelado), machucado em um tiroteio, recebeu a face inteira (por inteira entenda toda a pele e músculos, ossos do nariz, da bochecha, lábios e dentes) de um doador (morto, obviamente). O paciente se recupera bem da operação que durou 22 horas.

Outros 10 transplantes já haviam sido feitos no mundo, mas nenhum foi tão complexo. O homem foi operado em Março, mas nenhum detalhe da operação havia sido revelado até agora.

Depois do acidente ele não conseguia respirar, engolir alimentos ou falar adequadamente. O transplante total de rosto foi considerado apenas após nove operações corretivas terem falhado sucessivamente.

Uma equipe de 30 especialistas fez o transplante em um hospital de Barcelona. Após um período de recuperação o paciente analisou o novo rosto e se manteve calmo.

O primeiro transplante facial parcial foi feito na França, em 2005, em uma mulher de 38 anos chamada Isabelle Dinoire. O caso de Isabelle ficou famoso: após seu rosto ter sido parcialmente devorado por seu cachorro ela precisou de um novo nariz, queixo e lábios. Desde então procedimentos similares têm sido feitos na China e nos Estados Unidos. [BBC News]

http://hypescience.com/primeiro-transplante-total-de-rosto-foi-um-sucesso/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário