quarta-feira, 12 de maio de 2010

Por que não conseguimos fazer três coisas ao mesmo tempo?


Se você não consegue assistir TV, trabalhar e almoçar ao mesmo tempo não se preocupe. Um novo estudo sugere que seu cérebro só consegue fazer duas coisas ao mesmo tempo, não mais.

Isso acontece porque uma parte do cérebro conhecida como o córtex pré-frontal médio (vamos chamá-lo de MFC)“se divide” para que uma região se concentre em uma tarefa e a outra se torne responsável pela segunda atividade. Essa divisão de trabalho permite que uma pessoa se concentre em duas tarefas, mas quando uma terceira entra em jogo, essa divisão fica bem mais complicada.

O MFC é conhecido como a parte responsável no cérebro pela motivação – em outras palavras, é pela atividade no local que sabemos de uma recompensa que virá por causa de uma atividade. Mas não se sabia que também era responsável pela realização de tarefas múltiplas.

Pesquisadores que analisaram cerca de 32 voluntários descobriram que quanto maior era a recompensa monetária envolvida em uma atividade que os voluntários deveriam realizar, maior era a atividade do MFC.

Quando eles deveriam fazer duas atividades, o MFC se “divide em dois”, como se cada metade estivesse perseguindo um objetivo.

Quando os voluntários deveriam fazer uma terceira tarefa, sua produtividade caiu consideravelmente. Como cada parte do MFC estava ocupada com um objetivo, a terceira tarefa não possuía “espaço” no cérebro.

Ou seja, os voluntários se esqueciam completamente de uma das três tarefas. Da próxima vez que sua mãe disse pra não trabalhar, estudar e ficar no computador ao mesmo tempo, dê algum crédito a ela.

Fonte: LiveScience

http://hypescience.com/por-que-nao-conseguimos-fazer-tres-coisas-ao-mesmo-tempo/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário