sábado, 8 de maio de 2010

Lâmpadas incandescentes ajudam a ter boas ideias


Quando alguém fala em “ideia brilhante”, qual é a primeira ilustração que aparece em sua mente? Uma lâmpada acendendo, certo? Pois essa imagem estereotipada tem um embasamento científico, como indica uma recente pesquisa. Cientistas da Universidade Tufts, em Boston (EUA), estão estudando como uma lâmpada incandescente pode ajudar a ter ideias.

É o que os pesquisadores chamam de “insight”. Eles fizeram uma série de experiências com dezenas de estudantes em uma sala. Fizeram uma série de jogos de lógica e raciocínio rápido, expondo alguns ao alcance de uma lâmpada incandescente e outros não (em um dos testes, a comparação foi entre uma incandescente – a redondinha, de luz amarela – e uma fluorescente, a lâmpada branca). Os resultados foram sempre superiores com aqueles expostos à lâmpada incandescente, o que sugere que a luz no ambiente ajuda a melhorar a percepção e clarear as ideias.

O estudo dá a entender que isso acontece justamente por causa da associação de conceitos. Como já estamos dispostos a associar “boa ideia” com a imagem de umalâmpada acendendo, nosso cérebro responde melhor em ambientes com a lâmpada. Assim, o importante não é a iluminação em si, e sim a imagem da lâmpada no subconsciente.

De certa forma, isso confirma que se deve estudar em um ambiente bem-iluminado, e não é apenas para não “forçar demais a vista” nas leituras. Ao que parece, a lâmpada potencializa o raciocínio. [Livescience]

http://hypescience.com/lampadas-incandescentes-ajudam-a-ter-boas-ideias/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

1 comentário: