quinta-feira, 6 de maio de 2010

Cinco minutos ao ar livre melhoram seu humor


Mais uma razão para ir ao trabalho caminhando: segundo uma nova pesquisa, apenas cinco minutos de exercícios ao ar livre podem melhorar sua saúde mental. Especialistas devem encorajar mais as pessoas a passar tempo em parques e em áreas abertas.

Pesquisadores da Universidade de Essex descobriram que apenas cinco minutos de “atividades verdes” (caminhadas, passeios ciclísticos e, até mesmo, jardinagem) podem melhorar seu humor e auto-estima.

Segundo os cientistas, menos dinheiro seria gasto com medicamentos se médicos receitassem exercícios ao ar livre, e as pessoas se sentiriam melhor.

Estudos anteriores mostraram que exercícios em parques e em áreas verdes faziam bem para a saúde mental, mas nenhuma outra pesquisa havia conseguido medir quanto tempo de exercício era necessário. Os pesquisadores analisaram dados de mais de 1200 pessoas de diferentes idades, sexo e com diferentes status de saúde mental.

Eles também pesquisaram atividades como jardinagem, pescaria, caminhadas, passeios ciclísticos e equitação. Descobriram que as maiores mudanças aconteciam nos jovens e nas pessoas com problemas mentais que passavam a se exercitar ao ar livre – mas todos os grupos apresentavam benefícios em maior ou menor escala. Além disso a auto-estima era melhorada com apenas cinco minutos de atividade física.

Ou seja, caminhar até o trabalho não só faz bem ao meio ambiente, mas também melhora sua auto-estima e sua saúde mental. [MSNBC]

http://hypescience.com/cinco-minutos-ao-ar-livre-melhoram-seu-humor/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE